- Área: 160 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Praveen Mohandas, Govind Nair
-
Fabricantes: Bison panel, Hafele, Lanxess Bayferrox, Saint-Gobain, Schneider Electric
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construída em um terreno de 170 metros quadrados para uma família de quatro pessoas, a Maison Kochi também opera como um estúdio e escritório na cidade de Kochi, no sul da Índia. A edificação voltada para o oeste é determinada por 2 volumes: o bloco sudoeste, mais alto, dá sombra ao nordeste, mais curto, ao longo do dia. Os espaços comuns estão dispostos no bloco mais curto, enquanto as escadas e banheiros estão localizados ao sul ou oeste para absorver o calor. Um layout de planta aberta e janelas com redes perfuradas garantem a ventilação nos ambientes. Uma abertura na escotilha de acesso ao telhado arrefece a casa através do efeito de chaminé.
Calhas de águas pluviais são integradas ao desenho do telhado, assim como os painéis solares. A água coletada é usada para recarregar o lençol freático através de um sistema de injeção. Os telhados planos são isolados com blocos de barro oco e os inclinados com painéis sanduíche de poliuretano. A edificação é concebida como uma composição entre claros e escuros: um exterior branco sólido que permite arrefecer os interiores revestidos em cimento polido.
Um layout de planta livre em ambos os níveis torna os espaços interiores perfeitamente integrados entre si. Janelas de parede a teto melhoram esse fluxo assim como o piso contínuo preto. As janelas são projetadas em aço e as portas usam painéis de vidro. Os banheiros são revestidos em óxido de ferro colorido e as bancadas foram moldadas no lugar.
Praticamente todos os objetos interiores e móveis foram feitos sob medida a partir das placas de aço. Decorações como capas de almofadas e cortinas usam as linhas minimalistas dos saris de Kerala e suavizam as paredes de cimento. Artesanatos urbanos tradicionais, como caixas de feira, são uma inspiração para cestas de várias cores que contêm desde cobertores até fraldas.